Jul 21, 2008

Histórias de Encantar

Quando somos pequeninos tudo é muito simples: é preto ou branco. Não existem os conceitos do “entre-linhas” e do “cinzento”, o que facilita muito a percepção do dia-a-dia e das próprias pessoas. E ninguém nos diz o contrário, porque somos crianças e ainda não estamos preparados para compreender... Até nos bonecos animados e nos livros de histórias de encantar existem os bons e os maus.

Depois crescemos para perceber que afinal aqueles personagens nem sempre são tão bons nem tão maus como pareciam. Percebemos que as pessoas são falíveis, “humanas”, e que a vida tem sempre muito que se diga.

Mas eu cresci até aos meus 32 anos para perceber que afinal tinha razão quando criança. Afinal existem pessoas simplesmente boas e pessoas simplesmente más. Boas e más para mim, para outras pessoas não sei.

Bons, são aqueles que me fazem bem simplesmente por existirem. O seu carácter bom não deixa secar as suas almas nem gelar os seus corações, e estão sempre a aprender. São os meus amigos, a minha família, e mesmo aquelas pessoas estranhas que, durante um olhar, um gesto, transmitem grandeza de alma e companheirismo...

Tenho que por defeito somos todos “bons”. Mas existem na minha vida pessoas más, ainda que muito poucas, mas más. Fazem-me mal, sabem que o fazem, não se incomodam de o fazer e não tentam deixar de o fazer... Se lhes é indiferente ou sentem prazer nisso, não sei. Mas têm o terrível hábito de fingir perante si e todos, que não o fazem. E contudo continuam...

A verdade é que para haver histórias de encantar, além de fadas, príncipes e princesas, têm de existir, inevitavelmente, bruxas más, dragões e vilões...


4 comments:

Anonymous said...

Força Amiga, a historia não reza dos fracos...

Anonymous said...

Acho que te enganas-te no fim...

"A verdade é que para haver histórias de encantar, no fim inevitavelmente o príncipe tem que ficar com a princesa..."

:)

eu said...

É preciso, às vezes, construir uma carapaça que nos proteja dessas agressões.

Bjs

Anonymous said...

Acho que na vida tudo tem dois lados, tudo tem dois pontos de vista, tudo é relativo. O importante esta nas afinidades que se conseguem construir, nas pontes que nos ligam e nos unem! O importante acredito ser ter consciencia própria, ter valores, ser hulmide! Coisas raras nos dias que correm...